22/02/2018

Cases

AUDITORIAS DE EFICÁCIA

 

Uma empresa líder de mercado na produção de metais não ferrosos estava preocupada com os resultados que seu processo de auditorias internas corporativas vinha apresentando, visto que os resultados não espelhavam as verdadeiras condições que se encontravam as empresas auditadas o que acabava tirando o foco das ações de melhoria. Para buscar melhor eficácia do processo a empresa solicitou que a parceria Exsus e Visão Sistemica, desenvolvesse o processo de auditoria com foco na eficácia dos processos. O processo foi criado com enfoque abrangente na verificação das práticas em campo, onde as coisas acontecem, e fornece para empresa o grau de risco que a unidade tem da possibilidade de ocorrência de acidentes e de exposição legal. A auditoria está consolidada e já foi aplicada em mais de 15 operações na América do Sul.

 


 

SISTEMA DE GESTÃO

 

Encravada na Amazônia a empresa REAL DIAGNÓSTICOS comercializa produtos e equipamentos para análises clínicas com o desafio logístico de atender Rondônia, Acre e Amazonas. A empresa passara por uma reestruturação de processos e de infraestrutura. A parceria Visão Sistêmica e Exsus por suas características complementares foi consultada para estruturar os processos da nova empresa. Como resultado foi montado um sistema de gestão integrado de saúde, Segurança e Meio Ambiente que auxiliou a empresa a a se classificar como a segunda melhor distribuidora de produtos do país.

 


 

REESTRUTURAÇÃO DE SISTEMAS CORPORATIVOS

 

Empresa da área de Mineração e Metalurgia líder em seu segmento possuía um sistema corporativo de segurança, construído há alguns anos, onde direcionava os processos de forma detalhada para suas unidades. Com a evolução dos resultados e da maturidade das operações a empresa decidiu reestruturar seu processo de gestão de riscos críticos criando diretrizes mais corporativas e dando liberdade a sua operação de realizar os processos de forma mais adequada a natureza de suas operações sem perder o alinhamento corporativo e com liberdade para melhorar a prática dos processos. A visão Sistemica em parceria com a Exsus e conjuntamente com as pessoas das operações da empresa reestruturou os processos enfocando sua eficácia e inserindo-os num processo de gestão abrangente, permitindo que as boas práticas sejam capturadas e alimentem o processo de melhoria.

 

 


 

DIAGNÓSTICO DE CULTURA DE SEGURANÇA

 

Ao longo dos anos de 2013 e 2014 um cliente, líder mundial na produção de celulose de eucalipto com operações industriais em vários estados brasileiros, objetivava melhorar seu já muito bom desempenho na área de segurança do trabalho e para isso nos consultou sobre a melhor maneira de focar novas ações para garantir a melhoria de seus resultados e sua sustentabilidade a níveis altos.
Nós e nosso cliente acreditávamos que a perpetuação dos resultados teria de vir das pessoas com uma atuação responsável e de excelência na realização das atividades de forma segura.
Em parceria com a Visão Sistemica, nosso parceiro desde a constituição da Exsus, aplicamos nosso processo de DIAGNÓSTICO DE CULTURA DE SEGURANÇA composto pela avaliação da Percepção das pessoas, dos Processos que apoiam a sustentação da cultura e das Práticas de campo das pessoas.

O diagnóstico contou com a ampla participação ativa de pessoas (líderes, trabalhadores e especialistas) apontando qual sua conduta conjunta e quais são as suas opiniões para assegurar a melhoria contínua e sustentável do processo de prevenção em segurança do trabalho.

O projeto auxiliou a empresa a alavancar seus resultados, fundamentando o estabelecimento de um processo de melhoria nos resultados de forma perene e sustentável.

Hoje a evolução dos resultados de melhoria cultural em segurança pode ser monitorado periodicamente pela empresa através da metodologia IMaC – índice de Maturidade Cultural disponibilizado ao longo do projeto.